O Tema da redação do Enem 2018 é “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”

Para professor, tema não necessariamente está diretamente ligado às chamadas ‘notícias falsas’, e vai depender dos textos de apoio.

.

Os candidatos têm até 5h30 para fazer o primeiro dia de provas do Enem 2018. Além da redação, são 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas.

.

Tema é específico, segundo professores

.

Professores de redação ouvidos pelo G1, consideram o tema atual e mais específico que em anos anteriores, assim como aconteceu no Enem 2017. “Nos anos anteriores foram mais gerais, no ano passado foi bem mais pontual, específico. Nesse ano não chegou à especificidade do ano passado”, explicou Viviani Xanthakos, professora do laboratório de redação do Objetivo, de São Paulo.

.

Thiago Braga, professor e autor de redação do Sistema de Ensino pH, no Rio de Janeiro, afirmou que o tema não é um dos mais simples para os estudantes. “A princípio não me parece um tema fácil porque possibilita uma série de leituras, pode levar o aluno para uma direção diferente do que a banca quer”, afirmou ele.

.

“É voltado para o comportamento, não parece ligado a política, mas sim mais ligado a costumes. Depende de qual direção vai dar, dos textos dados de apoio.”

.

Segundo Braga, vários assuntos podem ser abordados. “Os alunos podem falar sobre privacidade, sobre como hoje ela não existe mais”, disse ele. “Se você está na internet os seus dados são utilizados para que você seja conhecido e seja conduzido a determinado tipo de comportamento. isso pode ser problematico porque as pessoas acabam perdendo [a privacidade].”

.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *