IFPE divulga listão de aprovados no vestibular 2019.1

Os nomes dos candidatos foram publicados no site da Comissão de Vestibulares do Instituto.

Por: Mariana Fabrício – Diario de Pernambuco

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou na tarde de hoje o listão com os nomes dos candidatos aprovados no Vestibular 2019.1 para os cursos técnicos e superiores. As provas aconteceram no dia 16 de dezembro. A partir do meio dia, a lista foi fixada no bloco F do Campus Recife, na Cidade Universitária e publicada no site da Comissão de Vestibulares e Concursos (cvest.ifpe.edu.br).
A partir de agora, os candidatos devem estar atentos à documentação necessária exigida e ao cronograma de matrículas, que varia de acordo com cada campus. O período de matrículas começa no dia 9 de janeiro, no campus de Belo Jardim e segue até o final do mês de março. No polo Recife, que é o maior campus do Instituto com mais de 30% dos alunos, as matrículas podem ser feitas a partir do dia 14 de janeiro.
O processo seletivo teve mais de 4,5 mil vagas divididas entre os 16 campi do Instituto. “Aqueles estudantes que estão na listagem de remanejamento, devem estar atentos ao cronograma estabelecido no edital, às chamadas que os campi irão realizar e proceder como todos os outros candidatos efetivando a matrícula”, alertou pró-reitor de Ensino do IFPE, Assis Leão.
A seleção desse ano teve uma baixa taxa de abstenções. Dos mais de 25 mil inscritos, apenas 16% faltou no dia das prova. Outra novidade foi que o vestibular desse ano aprovou mais de 140 estudantes quilombolas e indígenas. A maior parte dessa população foi aprovada para os polos localizados no Ageste de Pernambuco, nos municípios de Pesqueira e Garanhuns. 
Para a presidente da comissão do vestibular, Andréa Barreto, esse é um fato novo que deve ser comemorado. “Esse vestibular foi um sucesso em relação à parte inclusiva do IFPE porque conseguimos inserir indígenas e quilombolas como passíveis da isenção da inscrição do vestibular. A aproximação do IFPE dessas comunidades é muito satisfatória, tendo em vista o contexto atual a que essas populações estão sendo submetidas”, acrescentou.
A lista dos primeiros colocados foi dividida por categoria. A maior nota foi 97.88 no curso técnico em Segurança do Trabalho, conquistada por Thiago Moreira Bezerra, de 33 anos, para o campus Recife. A segunda maior nota foi de Hibrael Sampaio Dantas, de 15 anos, que ainda está cursando o 9° ano do Ensino Médio. Ele alcançou a média de 86.26 para o curso técnico em Eletrônica, também para o campus Recife.
“Essa é uma conquista muito grande na minha vida. Foi algo inesperado, mas bastante gratificante estar em primeiro lugar porque venho me preparando de forma perseverante há dois anos com estudos de três horas por dia. Estou muito feliz”, comentou Hibrael Sampaio. Outros colocados que também se destacaram foram Eduardo Augusto Pinto Ribeiro Júnior, com média 81.37 para o curso de licenciatura em Química no campus Ipojuca e Haian Douglas da Silva Gomes com 47.33, no campus Barreiro para o curso de Qualificação em Operador de Computadores.
O IFPE ofertou novos quatro cursos superiores na seleção deste ano. O Campus Afogados da Ingazeira passou a ofertar Licenciatura em Computação, o Campus localizado no Cabo de Santo Agostinho passou a oferecer os superiores em Administração e Hotelaria e o Campus Paulista, a graduação em Processos Gerenciais. Cada um desses cursos tiveram 40 vagas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *