Maior operadora do mundo vence leilão do Aeroporto de Recife

Vencedora do leilão do bloco Nordeste, que inclui o Aeroporto do Recife, pelo valor de R$ 1,9 bilhão, a espanhola Aena é a maior operadora de aeroportos em número de passageiros do mundo. Fundada em 1991, a empresa opera 46 terminais aeroportuários e dois heliportos na Espanha. Por meio de sua filial – Aena Aeroportos Internacional -, ela participa diretamente e indiretamente da gestão de outros 17 aeroportos pelo mundo.

.

Ela detém 51% do capital da sociedade que opera o Aeroporto de Luton, em Londres, na Inglaterra. E participa da administração de 16 terminais no México, entre eles o de Montego Bay e dois na Jamaica, o de Montego Bay e o de de Kingston , a partir de outubro de 2019. No México , a Aena participa do Grupo Aeroportuário do Pacífico (GAP), que opera 12 aeroportos através da empresa Aeropuertos Mexicanos del Pacífico (AMP). A AMP é o parceiro estratégico do GAP através de 17,4% do seu capital.

.

A espanhola também está presente na América do Sul, na gestão de dois aeroportos na Colômbia, o de Cali – que é gerido através da empresa Aerocali SA de Aena Internacional e detém 50% do capital do negócio, e Cartagena de Indias, que é gerido pela Sociedade Aeroporto Costa SA (SACSA) em que a Aena Internacional participa como sócio operacional com 37,89% de seu capital. Empresa de sociedade mista, a Aena tem suas ações vendidas na bolsa desde 2015.

.

Fonte: JC NE 10
Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *